O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Ágora» de Alejandro Aménabar

Título Original: Ágora
Realização: Alejandro Amenábar
Interpretação: Ashraf Barhom,  Max Minghella,  Oscar Isaac,  Rachel Weisz
Argumento:Alejandro Amenábar
Classificação: M/12
País: Espanha
Ano: 2009
Género: Acção/Aventura/Épico/Drama/Romance
Duração: 126m

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egipto entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.

Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, dedicando-se unicamente ao estudo, à filosofia, matemática e à astronomia, onde a  sua preocupação é com o movimento da terra em torno do sol.

Além de narrar a vida e a morte de Hipátia, pode-se observar de forma nítida o conflito entre cristãos e e pagãos. De um lado temos o cristianismo, ganhando força de actuação junto ao judaísmo; do outro temos a religião politeísta Greco-Romana, com a adoração de estátuas (proibida pela Bíblia) que representavam seus numerosos deuses. Por outro lado, é interessante observar como a mulher era vista. Segunda a Bíblia, "a mulher deve obediência ao homem", mas Hypátia não se permitia ser subordinada a ninguém. Por  se ter  recusado a converter ao Cristianismo, foi acusada de ateísmo e bruxaria, julgada de forma vil e apedrejada.

Fonte:
Wikipédia

Artigo relacionado: 
«Aos Ombros de Gigantes», de Stephen Hawking
Hiperligações
Hipátia de Alexandria
Aristarco de Samos
Evolução histórica da cosmologia
Cirilo de Alexandria 
Copérnico
Kepler
 


13 de Janeiro de 2011 - 11:40 horas
Organização conjunta BECRE/Professores de Filosofia

Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo