O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Lenda da Primavera, Lenda do “Mărţişor” (Martichor)



O dia 1 de Março, na Moldávia, é o primeiro dia da Primavera. O mês de Março também coincide com uma festa muita conhecida e adorada por todos os moldavos e romenos: Mărţişor. Uma tradição antiga diz que todas as Primaveras e os Verões serão como o primeiro dia da Primavera - se no dia 1 de Março há bom tempo, assim será a Primavera e o Verão. Neste dia, as pessoas dão uns aos outros amuletos feitos dum fio branco e um fio vermelho, chamados “martisor”, que simbolizam as duas estações do ano (o Inverno - branco - e a Primavera - vermelho), mas também a luta entre o Bem e o Mal. Ao longo do tempo nasceram diferentes lendas sobre a origem do Martisor. Eu vou contar uma delas, a mais conhecida.
Lenda do “Mărţişor”
A lenda diz que, há muito, muito tempo atrás, o Sol, aborrecido de ficar sempre no céu e resignado porque a Lua nunca seria a noiva dele, transformou-se num homem bonito e ficou feliz com os outros seres terrestres dançando bonitas danças moldavas.
O velho Dragão, do outro lado da terra, seguiu o Sol, viu que ele estava tão feliz e por causa da raiva que ele não podia ficar também assim, raptou-o e escondeu-o nas caves mais profundas do seu castelo. Sem luz e sem calor, os homens ficaram muito tristes, as crianças deixaram de rir, os pássaros deixaram de cantar, toda a Natureza se afundou numa hibernação terrível. Como todas as lendas têm um herói, a nossa lenda também tem. Um homem corajoso decidiu ir procurar o Sol, lutar com o Dragão e libertar o Sol. A viagem foi longa, cansativa, demorou três estações do ano (Verão, Outono, Inverno) e finalmente chegou ao castelo do Dragão. Lutou com ele três dias e três noites até matar o grande inimigo. Libertou o Sol e restituiu a Luz à Terra.
A Natureza reanimou-se, os homens começaram a rir, ficaram felizes de novo, os pássaros começaram a cantar. Viera a Primavera!!! Mas, a Primavera não veio para o homem corajoso que libertou o Sol. Ele morreu, na neve... e no lugar onde caiu o sangue dele, cresceram flores, as primeiras flores da Primavera chamadas Campânula Branca.
A partir daquele momento os homens costumam dar nos primeiros dias da Primavera  um amuleto feito dum fio branco e um fio vermelho às pessoas de que gostam. A cor vermelha representa o amor por tudo o que é bom, a beleza e é o símbolo do sangue daquele homem corajoso. A cor branca simboliza a pureza, a Saúde e a campânula branca – a primeira flor da Primavera!

Rodica
(formanda da Moldávia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo