O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Singularidades de uma rapariga loura» na 7ª sessão da Comunidade de Leitores

Realizou-se no dia 22 de Junho de 2011, pelas 19H30, na BECRE, a sétima sessão da Comunidade de Leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+ (Plano Nacional de Leitura). Desta feita, a obra objecto de análise foi o conto “Singularidades de uma rapariga loira”, de Eça de Queirós.
A iniciar a sessão, numa breve biografia do escritor Eça de Queirós, aludiu-se à Geração de 70, ao romantismo e realismo/naturalismo e ao estilo da prosa queirosiana. Seguidamente, os presentes debruçaram-se sobre o título – “Singularidades de uma rapariga loira”, considerado o primeiro conto realista português.
A reflexão em torno das personagens centrais do conto e a moral que o mesmo encerra constituíram outro dos momentos da sessão.
Prestes a finalizar, a referência ao filme de Manoel de Oliveira, baseado no conto em apreço, levou os presentes a, numa animada reflexão, discutirem a passagem ao cinema de algumas obras emblemáticas da literatura mundial.
"No final da sessão, nada mais gratificante do que assistir a adultos a requisitarem livros na BECRE. Um adulto em processo de RVCC de nível secundário, mais uma vez, encheu de orgulho os presentes, ao afirmar que até ao momento em que se inscreveu no Centro Novas Oportunidades e passou a participar nas actividades no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler +, a leitura não fazia parte integrante da sua vida."

José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo