O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Bernini - «Êxtase de Santa Teresa» (1647-1652)

Êxtase de Santa Teresa (1647-1652)
Uma das mais representativas obras de arte de Bernini e o ponto máximo do Barroco enquanto expressão da Contra-Reforma, o «Êxtase de Santa Teresa» é um bom exemplo da «unificação das artes», da fusão entre arquitetura, escultura e pintura. A arquitetura que enquadra a cena, o grupo escultural e o fundo pictórico no interior do nicho, fundem-se numa única e envolvente imagem.

Êxtase de Santa Teresa (1647-1652) - pormenor
Como expressão de religiosidade, Santa Teresa experimenta a premonição da intensidade de felicidade que o céu e o amor a Deus proporcionam. O «pathos» é acentuado pelos efeitos de luz (raios de ouro), pela luz natural que destaca a santa e o anjo, apoiados numa nuvem suspensa, e pela combinação entre os mármores policromáticos e o ouro. O físico e o espiritual, o movimento e as sensações aliam-se na «visualização do mais puro êxtase» (Simon Schama).

Disponíveis para consulta na BECRE:


Artigo relacionado:

Hiperligações:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo