O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Big6 - um modelo de pesquisa de informação

O modelo big 6 organiza-se em seis etapas:

1. definição da tarefa a realizar
2. estratégias de pesquisa de informação
3. localização e acesso
4. utilização da informação
5. síntese
6. avaliação



Etapa 1- Definição da tarefa:
O primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou o próprio aluno definiram. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que o aluno percebe exactamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das suas capacidades?

Dica: não escolher um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procurar tratá-lo de forma a reduzir o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolher um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringir o seu âmbito geográfico.

Etapa 2 – Estratégias de pesquisa da informação:
Depois de saber com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é determinar que tipo de informações é necessário para esse tema. Deverá estabelecer-se um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.

A segunda etapa consiste em descobrir onde procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao dispor. É tempo de perguntar:

Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?

Dica: Definir uma estratégia de pesquisa, procurando os sítios onde encontrar informações sobre o tema do trabalho. Não esquecer que, além da Internet, estão disponíveis na biblioteca os livros, enciclopédias, jornais, revistas, etc. Aprender a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tentar encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa…

Etapa 3 – Localização e acesso:
Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. O uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet é fundamental. Utilizar as palavras-chave que estabelecidas na etapa anterior. Aprender a fazer buscas significativas.

Dica: Pedir ajuda ao professor bibliotecário ou à equipa.

Etapa 4 – Utilização da informação:
Ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o trabalho.
Extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Descartar o que não é relevante.

Dica: não esquecer de ir referenciando o autor de cada informação, para depois incluir na Bibliografia.

Etapa 5 – Síntese: Como organizar?
Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa definida na primeira etapa.
Proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma e não se limitar a reproduzir o que se leu ou o que se copiou da Internet. Para o professor, tem muito mais valor as tuas opiniões e conclusões, bem fundamentadas na informação reunida, do que simplesmente a apresentação de uma cópia do que outros fizeram.
O plágio (isto é, utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no trabalho forem utilizados textos de outras pessoas, deverão ser colocados entre aspas e referenciar quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia).

Como apresentar o trabalho:
a) Um trabalho escrito?
b) Uma apresentação electrónica?
c) Uma página de Internet?

Escolher a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho, a informação reunida e as próprias capacidades.

Dica: procurar na Biblioteca um professor que ensine a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima referidas.

Etapa 6 – Avaliação:
A última etapa é a da avaliação que se deve fazer sobre o trabalho realizado.

Responder às seguintes perguntas:
1. A tarefa está completa?
2. Corresponde às expectativas do professor?
3. Poderia ter feito melhor?
4. O que foi que aprendi?
5. Obtive a informação de que se necessitava?
6. A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa?



Para aceder a outros documentos metodológicos
de apoio ao trabalho dos alunos,
consultar a página "Metodologia" (barra azul superior).

Fonte:
The Big 6
Biblioteca Escolar / Centro de Recursos - EB 2,3 Padre Alberto Neto


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo