O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A Comunidade de Leitores debateu os «Bons Malandros» e o Chile de Pinochet


Ontem à noite, a Comunidade de Leitores da ES Cacilhas-Tejo reuniu-se na BECRE para a partilha de leituras de «Crónica dos bons malandros» (Mário Zambujal) e «Crónicas do Sul» (Luis Sepúlveda).

Após a apresentação global das duas obras por dois dos elementos da comunidade, os presentes debateram o contexto em que as duas obras foram publicadas (pós-revolução do 25 de abril e pós-derrube de Pinochet no Chile).
Se no caso do livro de Mário Zambujal, os membros da comunidade se centraram na caracterização das personagens e no tipo de linguagem e utilizado pelas personagens e as situações em que se envolvem, no quadro de uma Lisboa bairrista e típica dos anos 70 do século XX; no caso de «Crónicas do Sul» as atenções centraram-se nos acontecimentos que envolveram o derrube de Salvador Allende (e os ecos que tal teve em Portugal pós-1974) e a ditadura de Pinochet, bem como a sociedade chilena lidou com o pós-ditadura.

Em suma, e após uma hora e vinte de debate em torno de «Crónica dos bons malandros» (Mário Zambujal) e de «Crónicas do Sul» (Luis Sepúlveda), o prazer de ler, refletir e partilhar ideias e emoções tornou a experiência individual de leitura de cada um dos membros bem mais completa e profícua. Esse constituiu o benefício do debate e da partilha em torno dos livros.


José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo