O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Roma: a "cidade eterna" e o seu império (2ª edição)



«A Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século IX a.C.. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural.


No entanto, um rol de factores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.»



Fonte:

Archeolibri
Fórum Romano Reconstruído


.......................................................................................................

Bibliografia disponível para consulta na BECRE:




DVDs disponíveis para consulta na BECRE:





Hiperligações recomendadas:

.......................................................................................................

Vídeos recomendados:


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo