O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A BD nas bibiliotecas e centros de recursos

A banda desenhada, embora constitua grande sucesso de vendas (basta pensar em alguns autores como Hergé ou personagens, por exemplo Tintim, Astérix, Batman, etc), ainda não alcançou um patamar de reconhecido valor a nível cultural e científico na nossa sociedade.
No entanto, esta forma de narrativa efetuada através da sequência de imagens, acompanhada ou não da palavra escrita,assume-se como um meio de expressão para diversos tipos de público alvo, desde o infantil ao adulto, e até a específicos leques de utentes, com necessidades em áreas científicas diversas.
Um dos méritos apontados para a BD nas bibliotecas reside nas suas potencialidades de atração dos jovens, desviando a sua atenção do extra consumismo audiovisual e multimédia e potenciando a ligação ao mundo dos livros.
Esta forma de arte pode ser veículo de divulgação de áreas diversas do conhecimento humano (direito, por exemplo - direitos do Homem), pode produzir obras como biografias, ou seguir a via da ficção (aventuras, nomeadamente).

Este recurso educativo está presente no fundo documental da nossa BECRE em obras tão diversas como:

GUASPARI, Maria Bartolozzi - Thomas Edison

HERGÉ - As aventuras de Tintim: O segredo do Licorne

JAQUIER, Jean-François - Dessine-moi un droit de l'homme

LARANJEIRA, Carlos; REBELO, Paulo e LARANJEIRA, Isabel - Os agentes S.M.A.S. numa aventura em Almada

PETIT, Jean-Pierre - As aventuras de Anselmo Curioso: Os mistérios da geometria

RUY, José - Mataram o Rei!... Viva a República!

RUY, José - Mirandês: História de uma língua e de um povo

RUY, José e HONRADO, Alexandre - Alves dos Reis: Uma burla à portuguesa

Estes materiais certamente estarão ao nível das obras de escrita mais convencional, constituindo um recurso igualmente valioso para a aprendizagem de diferentes matérias.

Artigo relacionado:

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo