O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Visão História Nº 14 - «Há 50 anos: a queda da Índia portuguesa»

Está disponível para consulta na BECRE o último número da «Visão História». Esta edição é dedicada aos acontecimentos que marcaram o "princípio do fim do Império" - há 50 anos o Estado Português da Índia (territórios de Goa, Damão e Diu) foi militarmente invadido e politicamente anexado pela União Indiana. Recorrendo a um ímpar suporte fotográfico e a cronologias, a prestigiada revista portuguesa evoca os vários episódios ocorridos em dezembro de 1961, mas também apresentando um conjunto de textos acerca da "viagem que mudou o mundo". Um ciclo, desde 1498 a 1961, que se encerrava com a perda desta província ultramarina.

Destaque para:

- Ficha informativa do Estado Português da Índia

- Cronologia «Ascensão e queda do Império do Oriente»

- «Invasão pela madrugada» - "A Índia marchou a 18 de dezembro sobre Goa. Salazar exigiu às forças portuguesas o «sacrifício total» e que aguentassem, sem meios, durante uma semana, uma desproporção de dez para um." (por Francisco Galope)

- «Fita do tempo Assim caiu a Índia portuguesa»

- «Adriano Moreira: Goa, moeda de troca» - "Em vésperas da invasão, o governo português fez uma sugestão inusitada à China comunista. Saiba qual." (por Francisco Galope e Luís Almeida Martins)

- «Lisboa, a nova casa» - "A distante comunidade goesa viu-se subitamente a caminho de uma metrópole que gerações sucessivas nunca tinham visto. As histórias de alguns desses portugueses transplantados e que aqui ficaram para sempre." (por Emília Caetano)

- «Prisioneiros de um regime» - Descrição e relatos dos protagonistas dos longos quatro meses de cativeiro (por Luís Pedro Cabral)

- «O fim da era colonial» (por Pedro Caldeira Rodrigues)

- «A viagem que mudou o mundo» (por Luís Almeida Martins)

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo