O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Comunidade de Leitores e a paixão pelo oriente, através de Hesse e Yourcenar


Na passada quarta feira, ao longo de cerca de duas horas, a Comunidade de Leitores da ES Cacilhas-Tejo reuniu-se uma vez mais na BECRE para analisar e debater duas obras de dois dos escritores mais importantes do século XX: «Siddharta» de Herman Hesse e «Contos orientais» de Marguerite Yourcenar. Enquanto os presentes escutavam em fundo «Close To The Edge» da banda britânica Yes, um dos membros da Comunidade de Leitores partilhou a sua leitura de «Siddharta», livro esse que marcou a nossa companheira de leituras em diversas fases da sua vida pessoal. Temáticas como o despojamento material, físico e mental; o papel do sofrimento individual na busca de uma verdade interior e pessoal ou a percepção da sabedoria enquanto caminho a trilhar individualmente, proporcionaram o debate em torno da "oposição" ocidente materialista/oriente espiritual e da busca incessante do sentido da existência. O conceito de verdade (e do seu caráter relativo) foi debatido a partir de uma reprodução de um quadro de René Magritte («Ceci n'est pas une pipe") e de uma frase de Ghandi.

A apresentação de «Contos Orientais», e em especial de «A salvação de Wang Fô» foi feita em articulação com a essência do livro de Hermann Hesse e, nesse sentido, aprofundou algumas das constantes no debate em torno dos dois livros: a busca do sentido e da essência de nós próprios e do mundo que nos rodeia; e a incessante confrontação entre o material e o espiritual. Como pano de fundo, a eterna atração que o misticismo oriental sempre despertou na mentalidade e consciência ocidentais.

..........................................................................................................................

 Divulgamos os dados estatísticos de avaliação referentes a
esta sessão da Comunidade de Leitores.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo