O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Palestra Empreendedorismo pelo Professor Doutor Lopes Costa

"O mundo está a mudar e cada vez mais rápido". Esta foi uma das afirmações que deu o mote para a abordagem do empreendedorismo na palestra ocorrida no dia 12 de abril na BECRE. A palestra do Professor Doutor Lopes da Costa, do ISG (Instituto Superior de Gestão) do Grupo Lusófona, levou os alunos do 2ºK e do 2ºL a refletirem sobre a crescente automatização e globalização no mundo levando à problemática de como será trabalhar no futuro. 
A atitude empreendedora revela-se fundamental, no mundo de instabilidade e crise financeira que vivemos, quer para os que procuram emprego, quer para os que trabalham por conta própria ou por conta de outrem. Neste último caso o trabalhador, se não tiver uma atitude empreendedora, poderá ser compreendido não como um investimento para a empresa, mas como um custo, com as inevitáveis consequências que poderá trazer. 
Numa sociedade cada vez mais desmaterializada, com produtos cujos ciclos de vida são cada vez mais curtos, a estratégia apontada foi uma competitividade assente na inovação e na diferenciação. A visão estratégica é compreender o valor do bem para o cliente; o principal desafio é identificar as oportunidades de negócio e responder-lhes atempadamente. Uma última ideia sobre o empreendedorismo, apontando para o espírito criativo que se tem de ter, é a de que o grande obstáculo ao empreendedorismo não é a falta de dinheiro mas o não ter ideias. Para isso é necessário olhar o que nos rodeia e procurar ideias originais e estudá-las. No fim da palestra o Professor sugeriu que os alunos vissem o exemplo de Miguel Gonçalves, responsável pela Spark, uma agência  que desenvolve ações de formação, palestras e sessões de geração de ideias para empresas. Deixamos aqui a sua intervenção realizada no programa "Prós e Contras" da RTP1.


Divulgam-se os dados estatísticos referentes à avaliação da 
atividade «Empreendedorismo», integrada no Ciclo conferências.



Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo