O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O processo de democratização em Portugal - 1968 a 1985

 
Esteve presente na BECRE no dia 27 de abril, no âmbito das comemorações do 25 de abril de 1974, o professor doutor Pedro Aires Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa - FCSH, para uma conferência subordinada ao tema da democratização em Portugal, num período tardio do Estado Novo até à entrada de Portugal na União Europeia.

Foram focados por Pedro A. Oliveira: a rutura e a transição para a democracia, dos finais da década de 60 e inícios de 70; as expetativas e esperanças da população nessa época (a partir da audição de "Liberdade", da autoria de Sérgio Godinho) e o aumento da contestação ao regime; o período após a revolução até à estabilização da democracia pluralista; a descolonização portuguesa e a necessidade de coesão social; as transformações económicas de 80 e também nos nossos dias - a globalização; paralelismos entre a situação económica, social e politica de Portugal e outros países europeus e a China e o Japão.

Igualmente foram abordados os momentos de tensão atual e as transformações ideológicas dos nossos dias, com a certeza de que se deve apostar no "capital humano" e reforçar o exercício de uma cidadania ativa.




Conceição Toscano
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo