O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Miguel Almeida e «O Lugar das Coisas»: uma viagem pela substância dos sonhos


Na passada segunda feira - 4 de junho de 2012 - teve lugar na biblioteca escolar da E.S. Cacilhas-Tejo a última sessão de «O Prazer de Ler+», o programa de promoção do livro e da leitura co-organizado pela BECRE e pelo Centro Novas Oportunidades de Cacilhas.
Para esta sessão, Miguel Almeida (o autor de «O Lugar das Coisas»), Ermelinda Toscano (que procedeu à apresentação da obra) e os «Poetas Almadenses» proporcionaram à assistência - que lotou a ÁREA MULTIUSOS da BECRE - uma viagem poética pela «substância dos sonhos».


A abrir a sessão, o professor bibliotecário fez uma breve apresentação de Miguel Almeida e do seu percurso literário, afirmando-o como um caso sério no panorama literário português recente, não somente pela diversidade da sua atividade literária, na sua qualidade de autor, co-autor ou coordenador, bem como nos géneros literários percorridos: ensaio, conto, poesia, literatura infanto-juvenil. Concluiu tratar-se da melhor forma de encerrar o anteriormente referido programa de promoção sistemática do livro e da leitura que, ao longo de dois anos e meio congregou a participação de mais de quinhentos adultos em  19 sessões. Encerrou a sua intervenção com a leitura de «A substância dos sonhos» que dedicou aos professores José Cunha e Manuela Santos (diretor e coordenadora pedagógica do CNO de Cacilhas), deixando inequivocamente expressa a sua perplexidade perante a situação desta instituição. A assistência respondeu com uma enorme salva de palmas dedicadas a estes professores.

O professor José Lourenço Cunha agradeceu as palavras e afirmou, no que foi corroborado pelo professor bibliotecário, que o presente programa de promoção do livro e da leitura iria ser, no futuro, reinventado noutro contexto, forma e designação.


Ermelinda Toscano foi a inteligente e emocional timoneira na viagem pela «substância dos sonhos» e pelo universo poético de Miguel Almeida.
Nessa viagem, a leitura de poemas do autor por vários dos «Poetas Almadenses» e outros presentes definiram o ambiente de partilha poética que se sentiu ao longo de toda a sessão.



Alexandre Castanheira,
cuja presença muito honrou a 
BECRE,
declamou o grande poeta António Aleixo.
 

Elsa Noronha, filha e divulgadora da obra poética de Rui de Noronha, considerado um precursor da moderna poesia moçambicana, leu um poema do pai e ofereceu à BECRE um CD-ÁUDIO («África Surge et Ambula»), testemunho da importância literária e cultural do seu pai como pilar da identidade moçambicana.

Disponível para consulta na BECRE,
a partir de 12.06.2012
........................................................

Divulgam-se os dados estatísticos referentes à avaliação da atividade
«PDL+ VII - Miguel Almeida, O Lugar das Coisas»,
integrada no programa «O Prazer de Ler+», 
uma organização conjunta BECRE/CNO de Cacilhas.


José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha
Manuela Ventura Santos
Mário Neves (fotos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo