O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Apoios BECRE (2011-2012)

A equipa de professores-colaboradores, criada para complementar, diversificar e aprofundar o apoio prestado pela equipa BECRE aos utilizadores da biblioteca escolar, desenvolveu o seu trabalho em cinco grandes áreas:
* Impressão e digitalização;
* CDU (apoio nas estantes);
* Elaboração de trabalho;
* Internet;
* Programas informáticos;


Os 12 professores-colaboradores, em complementaridade ao apoio prestado pela equipa BECRE, contribuíram para 1689 ações de apoio direto aos utilizadores, numa média diária de 12 apoios.


O apoio prestado, por solicitação direta por parte do utilizador ou por intervenção BECRE, destinou-se maioritariamente  aos alunos/adultos de cursos diurnos cientifico-humanísticos e profissionais (1209) e aos professores de Ciências Sociais e Humanas (45) e Línguas (29).




Excetuando o apoio prestado no serviço de impressão/ digitalização - cujo peso relativo, inflacionado, justifica-se pela substituição da máquina impressora/ digitalizadora e do respetivo interface - foi sobretudo no contacto e procura de livros nas estantes (35%) que o apoio se centrou, facto positivo pela possibilidade de divulgação e melhor e mais direto conhecimento do fundo documental BECRE.



Em suma, mesmo considerando os necessários ajustes decorrentes de um primeiro ano de experimentação, considera-se que a existência de uma equipa de professores-colaboradores que, articuladamente, contribua para o serviço de apoio ao utilizador; é importante por duas razões fundamentais:

* permite a diversificação dos percursos de formação dos professores que trabalham na biblioteca escolar e, concomitantemente, o enriquecimento do apoio prestado.

* permite que o apoio possa ser prestado a um número maior de utilizadores, em áreas mais diversificadas e com resultados expectáveis mais favoráveis.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo