O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

5 de dezembro: Dia Internacional do Voluntário II

Sou espanhola, tenho 26 anos e estou em Portugal há três meses fazendo um programa de Serviço de Voluntariado da União Europeia que vai durar um ano. 

Estou com outra colega espanhola na Mó de Vida, que foi a primeira Cooperativa de Consumidores criada em Portugal para desenvolver a atividade do Comércio Justo e Solidário.


As nossas atividades estão dentro do consumo responsável, o respeito pelos direitos laborais e a preservação ambiental, o comércio justo, a economia solidária, os programas de sensibilização, entre outros.

A equipa trabalha em conjunto e uma parte são voluntários. 

A importância do Voluntariado (e do dia que se comemora) consiste em incentivar e apoiar o intercâmbio de experiências e boas práticas. A importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica que contribui para as questões que são do interesse comum.

O meu programa de voluntariado faz parte da Rede de Jovens da Comissão Europeia. Temos direitos e obrigações estabelecidos e é importante para o nosso compromisso no voluntariado e integração no país.

No meu caso, eu estudei Ciências Ambientais e depois Desenvolvimento Rural, então a temática da cooperativa é perfeita para completar a minha formação.  

Blanca Casares Guillén
(formanda de Espanha - Nível B1/B2)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo