O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«O Meu Primeiro Dia de Aulas» II

Naquela altura em que eu entrei na escola não havia pré-primária. As crianças entravam na primeira classe com seis ou sete anos.
No meu primeiro dia de aulas fui à escola com a minha mãe com uma farda que tinha uma gola branca. Agora já não me lembro como me sentia de manhã quando acordei e estava a vestir-me, mas ainda me lembro quando entrei na escola. De repente parecia que entrei no mar, nas ondas… Muitas raparigas, muitas caras que me fizeram confusão. A minha mãe deixou-me lá e foi-se embora. Eu acho que não chorei, mas sentia-me como uma folha em cima da água e os meus movimentos eram o que o ambiente mandava. As outras miúdas disseram que não podíamos usar as pulseiras e eu tirei as minhas pulseiras de ouro e deixei-as lá na escola e fui para a aula.

Fara Salgado
(formanda do Irão - Nível B 1/B 2)

Eu chamo-me Nina. Sou ucraniana. Eu nasci a 19 de dezembro de 1956. Antigamente não havia eletricidade e havia pouco trânsito.
Quando eu andava na escola tinha seis anos e meio. Não sabia ler nem escrever. Lembro-me de me acompanharem os meus pais. Andávamos sempre a pé. O caderno escolar tinha doze folhas, a caneta era com tinta. Eram trinta e dois colegas de turma. A professora chamava-se Nina Leontievna e era simpática.
Depois do quarto ano trocámos de sala e comecei a estudar com mais professores. Lembro-me bem disto porque já havia eletricidade. Não gostava de estudar, mas gostava de brincar. 
Eu acabei de estudar no 10º ano, no ano de 1974. Depois fui trabalhar. Casei no ano de 1976. 
Passaram vinte anos depois da escola. Eu recebi uma carta com um convite para um encontro de colegas de turma de 1974. Eu fui. Foi muito interessante, muita alegria, falámos, comemos e depois o bailarico vivo com professoras e colegas. Foi muito bem organizado.
Agora eu estudo em Portugal. […]
Para mim a escola é a segunda casa e a segunda mãe da educação. Estudar é bom para seguir em frente.

Nina
(formanda da Ucrânia - Nível B1/B2)

Eu gosto muito de estudar.
A minha escola fica em Cacilhas. Eu vou a pé até lá. 
A minha turma é grande. Há muitos alunos. São todos estrangeiros como eu.
Aprendemos a falar e a escrever em português. O professor dá-nos muitos exercícios para fazer e muitos textos para estudar. 
Eu tenho dificuldade em escrever, mas gosto de falar.
Os alunos gostam muito de ir às aulas porque se divertem muito.
Gostei de aprender tudo o que damos agora.

Laurinda Tipote
(formanda da Guiné-Bissau - Nível B1/B2)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo